sexta-feira, 6 de maio de 2011

Do Chile à Bolívia!

Faz tempo que não escrevo, desde Coquimbo no Chile. Nossa... Muitas aventuras desde então!
Passei alguns dias na casa do Rodrigo e da Josefina ( família do Jose, meu amigo do Capão) em Pisco Elqui e foi delicioso! Momentos muito especiais, curti bastante a casa deles, e na última noite fiz um trekking noturno para ver as estrelas, foi maravilhoso! Dia 28/04 peguei o onibus rumo à San Piedro de Atacama, mais de 16h de onibus. A viagem foi tranquila, e  ao ingressarmos no deserto, a paisagem na janela me parecia algo de outro mundo, diferente de tudo que eu já havia visto na vida!

Em Pisco Elqui, na casa

Pisco Sauer, delícia!

Josefina e Rodrigo, casal muito especial!

No caminho para San Piedro de Atacama

primeiras imagens do deserto, da janela do bus




Ao chegar no Atacama, San Piedro, me deparei com uma cidadezinha totalmente construída para o turismo, um mundo de estrangeiros e um ritmo muito diferente do que eu estava buscando. Baladas, bares, restaurantes, e me senti totalmente desconectada com a cultura local, com o propósito desta minha viagem. Nas ruas, panfletos de restaurantes e pessoas te puxando para entrar no restaurante ou no bar, a cada 2 passos uma agência de turismo. Enfim, conclui que não estava onde eu queria estar, apesar de saber que ao redor paisagens maravilhosas me aguardavam... O único passeio que fiz foi o Valle da lua, fui fazer sandboard e ver o pôr do sol.



 Depois de "fazer snow na areia", fomos para o pôr do sol. Tudo muito lindo, mas muito cheio, o que atrapalha um pouco o visual. Foi neste momento que tive a certeza de que precisava ir embora, enquanto eu aguardava praticamente numa fila para tirar uma foto numa pedra, me deparo com um ser pelado, e o pior, os seres que começaram a tirar a roupa, simplesmente para sairem "bonitos na foto", eram nada mais nada menos que os franceses que estavam no mesmo carro que eu! Juro, nesta fração de segundo me dei conta de que estava mesmo num lugar onde eu não queria estar! rsrs

Os franceses peladões
Quando entramos nos carro pra voltar, eu e mais os tais franceses eu não sabia se fazia algum comentário ou se ficava muda mesmo... Falei que tava meio preocupada de entrar no carro com eles.
De volta a San Piedro, um pouco na dúvida sobre o que eu faria nos próximos dias, fui me informar sobre a viagem do Atacama pro Uyuni, o deserto de sal na Bolívia. Acabei fechando a trip de 3 dias num 4x4 com outras pessoas que na manhã seguinte eu saberia... Esperava realmente, que não fossem os franceses...rsrs
Assim resolvi que iria embora do Chile, rumo à Bolívia, e San Piedro fica prá próxima.
Escrevo já da Bolívia, neste momento me encontro em Sucre. A internet por aqui é muito lenta. Quero postar todas as fotos da viagem de 3 dias, sem dúvida está na lista de uma das paisagens mais lindas que vi na minha vida!
Por sorte os franceses não foram meus companheiros de expedição, em troca disso, um grupo com duas belgas, um chileno, uma canadense e uma japonesa, bem eclético e muito divertido. Desde então segui viagem com as belgas e o Chileno, que hoje são meus melhores amigos!
Chantal e Anahil,( mãe e filha belga),  Yuki (japonesa), Rodrigo (chileno), eu e a Mary (canadense)


Mary e Yuki voltaram para o Chile no dia que chegamos na cidade de Uyuni, e nós 4 continuamos juntos na Bolívia, fomos para Potosi e depois Sucre. Hoje o Rodrigo foi embora para La Paz e eu continuo por aqui mais uns dias. O pai de Anahil é boliviano e  além de terem família por aqui conhecem muito, continuo então numa programação com elas. Hoje temos uma festa, e ontem fomos num karaokê...
Estou completamente encantada com a Bolívia, com a cultura, as pessoas, as paisagens! Devo ficar mais de um mês por aqui.
Quando eu encontrar uma internet melhor, posto as fotos da viagem de três dias, contando todas as aventuras deserticas! (Hoje consegui baixar no face várias fotos, mas no blog demora muuuuito)

Até mais...

Um comentário:

  1. Paula ! sensacional a história dos franceses...

    "Quando entramos nos carro pra voltar, eu e mais os tais franceses eu não sabia se fazia algum comentário ou se ficava muda mesmo..."

    gargalhei !!! sua trip vai dar boas histórias.

    ResponderExcluir