domingo, 5 de junho de 2011

Me despedindo da Bolívia!

No barco, voltando da Isla del sol...
Me preparo para deixar a Bolívia, o país mais pobre da América do Sul e para mim o mais rico até agora, o mais rico na humildade do povo, nas cores estampadas nos artesanatos e cholitas, nas frutas e verduras, nas paisagens incríveis!

Na parte de cima do barco

Deixo a Bolívia mas levo comigo momentos indescritíveis de contemplação do belo! Sigo rumo ao Peru.
Confesso que meu encantamento pela Bolívia está tornando minha partida num momento difícil, criei alguns laços por aqui. Ficaria mais alguns dias na Isla del sol, mas os protestos na fronteira do Peru não me permitem arriscar. Domingo, será a eleição para presidente, e todos dizem que a fronteira irá fechar novamente depois disso. É um protesto contra uma empresa canadense que tomou uma montanha para fazer uma mina, e com isso irá contaminar o lago titicaca. Já ficaram mais de 20 dias com a fronteira fechada, cederam esta semana por conta das eleições, mas dizem que vão retomar as manifestações. Bolivianos e Peruanos que trabalham com turismo estão desesperados!
Enfim, assim pretendo cruzar ainda hoje.
Adaptei algumas palavras  que li no meu livro companheiro, A arte da Peregrinação, que ganhei da minha tia Ana Paula antes de partir do Brasil e que neste momento peguei emprestadas por fazerem bastante sentido:
"... Depois de uma longa jornada, de muitos lugares visitados, há sempre um de que nos lembramos mais de que outros, se suas características internas e externas foram capazes de produzir em nós alguma coisa próxima da felicidade. Estou certa de que este lugar será sempre a Isla del sol. Não se pode adivinhar ou prever as condições que nos vão produzir felicidade, chega-se a elas por acaso, numa hora de sorte, em algum lugar do fim do mundo, e nos agarramos a elas..."

Assim sigo para o quarto país da minha viagem, rumo ao Peru e ao meu amor que vou encontrar em Lima dia 17 de junho!

Algumas fotos da semana que passei na casinha alugada em Challapampa, Isla del sol. Um paraíso, muita paz e muita beleza!

Helena minha amiga espanhola que me ajudou embarcar


No barco...

José, 10 anos, meu companheiro de viagem, e muito interessado por tudo

desenhando no meu caderninho

Julio fotografando artisticamente


Julio e José vendo fotos do Brasil no meu computador



janela da minha casinha alugada,



minha cozinha

mais um por do sol

banho com água de garrafa morna do sol

minha pequena grande casa

almoço privilegiado

todo dia por do sol alucinante


vários almoços privilegiados




explorando o Titicaca e outras praias, água transparente

dia de lavar as minhas roupas

Elvira, companheira de banho

simplesmente belo

jantarzinho  em casa com vizinhas uruguaias e argentinas! viva Sul América!

na escola...

árvore com mais de 500 anos

filha de um casal argentino, resolveram que querem morar na Chapada!




festa regional!

filhas da Carola, minhas grandes companheiras nestes dias



dança morenada, típica boliviana



não cansava de olhar

cozinhando na casa das vizinhas, fazendo fogo





ruínas

recebi visitas em casa...

último por do sol


3 comentários:

  1. Nossa Pauletes! Que pais lindo que lugares maravilhos! Estou muito feliz que vc esta desfrutando ao maximo dessa experiencia! E nos somos privilegiados por vc compartilhar isso com a gente! Muitos beijos e saudades

    ResponderExcluir
  2. Agora eu quero conhecer Isla del Sol !!!

    ResponderExcluir