quinta-feira, 31 de março de 2011

Ritualizando... Um pouco dos rituais que aqui vivi!

Hoje é meu último dia aqui em San Marcos. O céu continua azul e neste momento estou sentada num barzinho bem charmoso, tomando uma cervejinha e tentando colocar em palavras o tanto que vivi nestes últimos três dias neste lugar...

Começo contando de domingo de tarde... Tivemos uma roda de fogo com uma Xamã mexicana. Este é um ritual xamanico para celebrar a energia do fogo e falar sobre agradecimentos, intenções, o tabaco é o elemento que rege as falas e é compartilhado entre todos. O tempo todo a xamã traz a importancia de agradecemos nossos ancestrais, fala muito da relação com a família, pais, avós... Foi muito lindo. Nas primeiras horas a roda foi apenas para mulheres e no fim os homens foram convidados a participar, pois ela disse que homens e mulheres precisam trabalhar a dualidade, sao energias que se complementam.
A roda de mulheres

Na segunda marcamos um novo ritual, o TEMASKAL.  Temaz significa vapor e calli casa.
Temaskal é conhecido como um banho de vapor que foi muito comum no México antigo. É universalmente conhecido por ser um lugar de cerimônia ritual, que melhora a saúde física, emocional, mental e espiritual. O ritual consiste desde a construção do local onde a sauna vai acontecer, a sauna e o depois da sauna. Cheguei na casa de Wayna, a amiga do Mati onde o ritual aconteceu, umas 13h e o ritual terminou às 2h30 da manhã!
"El propósito del proceso es permitir a los participantes experimentar el contacto directo con los poderíos de la naturaleza. Instrumentos de percusión y canciones ayudan a liberar la creatividad natural y la expresión de las emociones, aumentando el enfoque a la propia espiritualidad de las personas. El baño de temascal es una representación simbólica del cuerpo y el espíritu de la Madre Tierra".
preparando o "coração"do Temascal

Fizemos um buraco de uns 50 cm, é onde as pedras quentes são colocadas durante a sauna

As pedras que vão ao fogo e depois para dentro da sauna


cortando os bambus


troxinhas de tabaco e ervas para amarrar na sauna

construindo...

quase pronta...

estrutura pronta, depois fechamos com plástico e cobrimos tudo com cobertores


desconstruindo a estrutura antiga de temaskal, literalmente desatando nós... Desprendendo-se do passado.

No centro, as guirlandas pinduradas...

 Esta foi a segunda vez que fiz um Temaskal, a primeira vez foi no Capão. Acho uma experiência muito única e bem forte, pelo menos para mim. Gostei muito de ter vivido isso aqui, neste lugar, com estas pessoas. Me encanto cada vez mais pelas diversas culturas deste mundo.
Espero viver muitos rituais ao longo desta viagem.


"Um ritual é uma série de ações estilizadas, físicas ou mentais, usadas para mudar a percepção da realidade.  O ritual nos coloca num estado de transe, possessão sagrada ou estado alterado de consciência. O êxtase nos lembra de que o sagrado está imanente.  Quando a energia divina flui através de nós, ela traz poder, conhecimento, habilidades e cura, que vão além de nossas limitações ordinárias."
Carminha Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário