sábado, 9 de abril de 2011

Me conectando com minha missão! Educação...

 Quando decidi fazer esta viagem, muitos projetos começaram a surgir na minha cabeça...
Além de querer conhecer mais sobre a cultura destes países, decidi que iria pesquisar sobre a concepção de alfabetização nas escolas públicas rurais durante todo meu percurso. Alfabetização é o que venho me especializando desde quando terminei pedagogia. Este um ano na Chapada Diamantina pude me aproximar mais ainda deste tema, uma vez que o foco do ICEP, a ONG que trabalhei, é este. Fui me apaixonando pela educação rural, prá falar a verdade, sempre tive um desejo enorme de me dedicar a isso. Quando tive o privilégio de viver experiências em comunidades ribeirinhas na Amazônia, com a Expedição Vagalume, ONG que tenho maior admiração, implantando bibliotecas e dando formação, tive certeza de que queria me dedicar a este tipo de trabalho. Quero poder contribuir com a educação e cultura de lugares menos privilegiados.
 Fui visitar uma escola pública na Córdoba, São Marcos, mas minha máquina estava quebrada, não tenho fotos. Lá encontrei uma equipe de professores que pude conversar, pedi para visitar salas...Me pareceu uma escola "abandonada", sem vida, fechada e as salas de aulas tristes. Da concepção de ensino... o velho e conhecido método tradicional! Nada muito diferente do que venho encontrando no Brasil.
Esta escola que coloquei as fotos, é uma escola pública em Puerto Piramides, na província de Chubut que me passou uma outra impressão. O que descobri é que esta província é uma das melhores em toda Argentina, é uma das que recebe mais investimento em infra estrutura e capacitação de professores. Estou hospedada na casa de uma amiga, que o marido é professor de Educação Física nas escolas públicas de Puerto Madryn e conversei bastante com ele sobre educação.

Alunos do Fudamental II e um projeto de poesias

alunos do 1o. ano



1o ano

sala de Educação Infantil

crianças da Ed. Infantil, da janela se vê o mar!


Sai desta escola muito mais animada do que da outra que fui na Córdoba. Fiquei mais de 1h entrevistando uma professora que quer muito se candidatar para ser diretora no próximo mandato. Pude perceber na sua fala uma paixão por educar, por querer fazer diferente! Na escola predomina a metodologia tradicional, mas faz 3 anos que eles estão tendo formação na concepção construtivista, que é a que eu mais acredito! Existe um programa nacional para alfabetização inicial, organizado por Délia Lerner, onde todos os professores do país recebem formação através de vídeos e materiais, assim como o PROFA no Brasil.

A organização desta escola me encantou, o ambiente era feliz, as salas tinham vida... Sonho em um dia, que muitas das nossas escolas públicas no Brasil possam ter este brilho!

Quem sabe... Depois desta viagem eu possa começar algum novo projeto, Brasil x América Latina, políticas públicas e educação... Mais um sonho meu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário